Global. As válvulas airlock rotativas são um componente crítico no processamento de materiais. Elas possuem os seguintes componentes: um corpo com uma entrada e uma saída, duas placas terminais e um rotor com pás que, em operação, é girado por meio de um motor e acionamento por corrente. À medida que as pás giram, um volume de material passa pela entrada da válvula para as cavidades do rotor e é movido em direção à saída da válvula.
Existem inúmeras configurações de válvulas, dependendo das características do material a ser manuseado. A maioria dos fabricantes oferece válvulas com entrada redonda, quadrada ou retangular. Os corpos são geralmente em ferro fundido, alumínio fundido ou aço inoxidável fundido e podem ter revestimentos especiais para produtos abrasivos ou acabamentos altamente polidos para as indústrias de alimentos e laticínios. Os rotores podem ser do tipo aberto ou fechado com pelo menos seis pás, com lâminas fixas ou ajustáveis com pontas de aço e flexíveis, dependendo da aplicação.
As válvulas airlock rotativas são projetadas para minimizar o vazamento de ar, enquanto permitem que o material passe por diferentes partes do equipamento sob diferentes pressões. A válvula também atua como um dispositivo de medição, regulando o fluxo de material a uma taxa desejada entre os equipamentos com a mesma pressão.