Finlândia. A Teollisuuden Voima Oyj (TVO) e a Fortum realizaram testes conjuntos da primeira válvula com carcaça impressa em 3D para a usina nuclear de Olkiluoto. O fornecedor da carcaça da válvula é a Neles Oy. A válvula será instalada pela TVO.
A válvula real dentro da carcaça impressa em 3D é uma válvula de esfera da série T5 padrão de aço inoxidável. A carcaça da válvula impressa em 3D oferece uma saída à situação de gradativa diminuição do pool de fornecedores para usinas nucleares. A impressão traz à TVO a possibilidade de produzir de forma autônoma um componente exclusivo.
A Fortum, por sua vez, pretende utilizar a impressão em 3D na fabricação de componentes com classificação de segurança para centrais nucleares. Quando um componente não está mais disponível nos fabricantes diretos, a impressão em 3D pode oferecer economias de custo significativas.
De acordo com engenheiros da TVO e da Fortum, a tecnologia e o conhecimento sobre materiais 3D evoluíram a um grau suficiente para permitir o uso da impressão em 3D também na indústria de energia nuclear. Os testes de campo fornecem informações valiosas sobre a viabilidade futura da impressão em 3D na produção de componentes com prazos de entrega consideravelmente mais curtos.
A Teollisuuden Voima Oyj (TVO) é uma empresa finlandesa de energia que produz eletricidade em duas unidades (OL1 e OL2) na central nuclear de Olkiluoto, no município de Eurajoki. As usinas nucleares de Olkiluoto produzem eletricidade estável e não dependente do clima para a indústria, o setor de serviços e residências.