Baker Hughes no projeto Arcelor Mittal 3D

Global, Brasil. O projeto Arcelor Mittal 3D, lançado em 2019 em Dunquerque, na França, visa a captura do dióxido de carbono contido no alto-forno da empresa por meio de um solvente químico, extração do CO2 e redução da pressão.

Este processo permite que o CO2 seja reutilizado nos fornos ou armazenado, produzindo calor que pode ser usado para reduzir os custos operacionais do forno. A usina de demonstração será capaz de capturar aproximadamente 4400 toneladas de CO2 por ano dos gases da siderúrgica.

O CO2 extraído do processo é extremamente puro (99,7%) e pode ser pressurizado em até 7 bar para facilitar o transporte posterior por barco ou duto. A captura e armazenamento de carbono têm, portanto, potencial para reduzir a dependência de recursos fósseis e contribuir para a descarbonização da usina siderúrgica.

Para esta importante iniciativa, a Baker Hughes forneceu um conjunto de soluções de válvulas composto pela válvula de controle giratório Masoneilan™ série 35002 Camflex™, a válvula de porta única série 21000 e a válvula acionada por gaiola série 41005, nos tamanhos de 1 a 4″, atendendo às classes de pressão ANSI 150 e ANSI 300 e construídas com materiais CF3M, CF8M e WCC.

A Baker Hughes é uma companhia norte-americana, propriedade da GE, de serviços para a indústria do petróleo. A empresa oferece produtos e serviços para descobrir, avaliar, perfurar, extrair e produzir petróleo, gás natural e reservatórios não convencionais e geotérmicos. No Brasil, possui uma unidade em Macaé, no Rio de Janeiro.

 

Previous articleNova tecnologia de expansão de vapor IMI
Next articleO fluido e seus impactos na válvula