Global, Brasil. Dependendo do fluido, a válvula pode ficar danificada em maior ou menor grau de intensidade. Em seguida, são listados alguns impactos que uma válvula pode sofrer em decorrência do tipo de fluido.
Abrasão: o dispositivo pode estar sujeito à abrasão por fatores como tamanho das partículas, conteúdo, densidade e velocidade do fluido. Para locais de fácil desgaste, a válvula ideal é determinada pelo operador do equipamento. A fim de aumentar a vida útil das válvulas, os fabricantes de válvulas devem realizar testes e oferecer continuamente upgrades das peças internas das válvulas.
Desgaste causado pela operação: o desgaste causado pela operação também pode afetar a válvula. O número total de ciclos de trabalho da válvula tem uma grande influência em sua vida útil total. Essas condições determinam o formato mais adequado para peças internas e atuadores. Portanto, ao comprar uma válvula, é necessário obter informações sobre os tempos de abertura e fechamento das válvulas.
Corrosão interna: à medida que as condições mudam, varia também a taxa de corrosão. Na maioria dos casos, o problema só pode ser resolvido pelo conhecimento empírico previamente acumulado. Revestimentos de liga metálica, revestimentos elastoméricos e revestimentos de vidro podem ser usados na superfície interna de algumas estruturas de válvula para evitar corrosão.
Bloqueio das válvulas: outra situação prejudicial relacionada com o tipo de fluido a que as válvulas podem estar sujeitas. Lodo, sedimento, cristalização de compostos e muitos depósitos de incrustação podem ocasionalmente bloquear o percurso do fluxo no corpo da válvula, impedindo a operação do dispositivo. Um corpo da válvula com um percurso de fluxo suave e poucos ângulos mortos ajuda a evitar tais problemas.