Projeto de compressor especial Atlas Copco

O compressor ZT 160 FF, que inclui características especiais como proteção contra chuva, skid para içamento e piso antiderrapante, foi desenvolvido no Brasil e destina-se a instalação em decks de plataformas petrolíferas.
Nas plataformas petrolíferas, o ar comprimido é utilizado na aplicação de “ar de instrumentos e serviço”. Válvulas, atuadores e outros componentes de controle do processo de produção são instrumentos que precisam de ar comprimido de grande qualidade para a sua operação. O ar comprimido aciona também ferramentas, talhas e motores, e é usado na limpeza e pressurização de tubulações e tanques de armazenamento. A maior demanda por ar comprimido e a falta de espaço para instalar um novo compressor na sala de máquinas de uma plataforma na Bacia de Campos foi o pedido à qual a Atlas Copco Brasil atendeu.
Com mais de uma centena de compressores Atlas já instalados em plataformas petrolíferas, a empresa aceitou o desafio de criar um compressor resistente ao tempo e ao ambiente marítimo severo, e com conceito de mobilidade.
A solução foi desenvolver o primeiro projeto Offshore da Atlas Copco no Brasil que consiste numa unidade completa de geração de ar comprimido isento de óleo e seco, com secador de ar por adsorção integrado à carenagem, esta última desenhada especialmente para proteção contra intempéries, com pintura de alta espessura. O piso em toda a estrutura é antiderrapante, para aumentar a segurança dos operadores na plataforma. A mobilidade do equipamento de 10.450 kg, já entregue ao cliente, é levada a cabo por içamento, possibilitando seu transporte para outras plataformas de petróleo.
Outra das características especiais deste projeto 100% nacional é a possibilidade de acionamento a diesel, já que em localizações remotas o acionamento elétrico pode ser difícil.
Atlas Copco, fundada em 1873 com sede na Suécia, é um fornecedor de soluções em produtividade sustentável que oferece com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A empresa está presente em mais de 180 países, operando há mais de seis décadas no Brasil.

Previous articleKrones Steinecker develops the MicroCube
Next articleGEMÜ opens new factory in Shanghai