A fábrica Fife LNG em Mossmorran, operada pela Shell, oferece um ambiente desafiador para qualquer válvula de alta pressão. Quando surgiu a necessidade de várias válvulas ANSI classe 300 DBB com uma faixa de temperatura operacional alta, poucos fabricantes puderam atender aos requisitos.
A exigência de válvulas DBB de 2” classe ANSI 300 adequadas para uma faixa de temperatura de -50 a +350 °C levou os projetistas da Oliver Twinsafe a repensar completamente a tecnologia de vedação usada em suas válvulas de esfera de bloqueio duplo e dreno.
No projeto, foi preciso atenção especial em relação aos materiais da esfera e da sede, principalmente o revestimento de carboneto de tungstênio necessário para garantir longa vida útil. Para requisitos de vazamento zero e baixo na sede, como nesta aplicação, o controle da porosidade do revestimento de carboneto de tungstênio é de suma importância.
As vedações de haste padrão do setor para aplicações mais desafiadoras, geralmente feitas de grafite, PTFE ou PEEK, apresentam uma rápida degradação em suas propriedades mecânicas e físicas em temperaturas acima de 180 °C. Procurando por vedações que pudessem funcionar na faixa de temperatura necessária, a equipe de P&D da Oliver recorreu a um dos principais fabricantes de elastômeros do mundo, que sugeriu uma solução de polímero especializada de alto desempenho.
As décadas de know-how da equipe Oliver e um rigoroso processo de desenvolvimento conduzido por testes resultaram, por fim, em um projeto de vedação de haste, agora patenteado, que fornece taxa de vazamento de emissão fugitiva B em toda a faixa de temperatura necessária.
O grupo britânico composto pela Oliver Valves, Oliver Valvetek, Oliver Twinsafe e Oliver Hydcovalves é líder em válvulas de instrumentação, submarinas e para tubulações, além de soluções para captura de hidrogênio e carbono.