Testes em válvulas para hidrogênio

Global. As válvulas são usadas para controlar todos os tipos de fluido, dos mais fáceis aos mais difíceis. No topo da lista dos fluidos mais desafiadores está o hidrogênio, a menor e mais leve molécula conhecida pelo homem.

O desafio é controlar o fluxo dessas minúsculas moléculas sem vazamento perceptível. O vazamento substancial de hidrogênio pode ser bastante perigoso, uma vez que o hidrogênio, juntamente com o oxigênio e a fonte de ignição, pode provocar um grande incêndio.

No setor de válvulas industriais, as técnicas de teste de vazamento mais rigorosas envolvem hélio como meio de teste. O teste de hélio é um método de teste seguro, usado tradicionalmente para verificar o desempenho e as taxas de vazamento em válvulas que transportam fluidos mais viscosos ou que precisam de um exame mais rigoroso.

As válvulas para aplicações de hidrogênio de alta temperatura e alta pressão geralmente precisam de testes de pressão mais difíceis que o normal e, por vezes, inspeções volumétricas adicionais, como radiografia, para garantir sua integridade.

Um projeto de válvula popular para esse serviço é a válvula de esfera com sede metálica. Esse tipo de válvula exige testes de acordo com a norma API 598 — Inspeção e Testes de Válvulas. Para testar adequadamente as válvulas para serviço de hidrogênio, o uso de gás hélio como fluido de teste e tempos de retenção de pressão prolongados podem ser necessários.

Atualmente, não existe nenhum projeto de válvula ou padrão de teste específico para hidrogênio na América do Norte. Com o crescente interesse na captura e sequestro de hidrogênio e carbono (CCS), vários grupos fora do setor de válvulas estão sugerindo a criação de normas de teste de válvulas e válvulas para estes setores de energia verdes e em crescimento.

O futuro do uso de energia de hidrogênio e o projeto e construção de sistemas de tubulação específicos para hidrogênio é brilhante. A oportunidade para os fabricantes de válvulas também é excelente. Por isso, é importante que os usuários finais, fabricantes e órgãos reguladores trabalhem juntos.

 

Previous articleAVK lança válvulas com novas extremidades
Next articleVálvula cônica Jinbin Valves