Tipos de atuadores rotativos pneumáticos

Brasil. Os atuadores rotativos pneumáticos são usados para converter a pressão de ar comprimido em um movimento giratório oscilante. Dentre suas características, podemos destacar sua durabilidade, simplicidade, alta força e possibilidade de operação em ambientes perigosos.
Esses dispositivos são oferecidos em duas versões principais: tipo cremalheira e pinhão, e tipo palheta, ambos disponíveis em atuação simples ou dupla.
Os atuadores rotativos de cremalheira e pinhão usam um pistão cilíndrico conectado a uma engrenagem de cremalheira. Quando acionados, o pistão e a cremalheira se movem de maneira linear, girando a engrenagem do pinhão e o eixo de saída.
Os atuadores de palheta possuem uma câmara cilíndrica em que a palheta é montada. A pressão do ar aplicada em um lado da palheta força-a a girar até atingir o final do curso. No modelo de palheta única, o movimento rotativo é normalmente limitado a 280 graus. Na palheta dupla, o movimento é de 90 ou 100 graus, oferecendo menos amplitude de rotação com o dobro da força da palheta única.
Um atuador de dupla ação fornece ar para ambos os lados do pistão. Uma pressão de ar mais alta em ambos os lados cria movimento para abrir e fechar a válvula. Um atuador de ação simples, por sua vez, recebe o ar de um lado e usa uma ou mais molas para retornar o pistão de volta à posição. Enquanto os atuadores de ação simples conseguem conservar mais o ar comprimido, os atuadores de dupla ação fornecem melhor controle e operam em taxas de ciclo mais altas.
Previous articleFeatured Story – Al-Zour: Kuwait’s vision of becoming an international hub in the Middle East
Next articleGF Piping Systems celebrates 50th anniversary