Válvula de esfera: trunnion e flutuante

Brasil. As válvulas são usadas para gerenciar o fluxo de fluidos em um sistema industrial ou dutos. Elas podem ser oferecidas em diferentes designs para atender aos requisitos específicos de cada aplicação.
A válvula de esfera trunnion e a válvula de esfera flutuante são exemplos de projetos para sistemas de controle de fluido específicos. Embora ambas sejam válvulas de esfera, cada uma tem características exclusivas que as distinguem.
A válvula de esfera trunnion consiste em uma esfera montada na parte inferior e soldada a uma haste na parte superior. Como a esfera está montada e experimenta menos fricção e força de pressão do fluido, esta válvula requer menos torque para operar.
A válvula trunnion é formada por quatro partes principais: alavanca atuadora, haste, esfera e trunnion. O trunnion forma a base sobre a qual a esfera é montada. Para facilitar o fluxo, a esfera é vazada no meio, com uma perfuração completa ou parcial. A estrutura desse tipo de válvula a torna ideal para aplicações com fluidos de alta pressão e alta temperatura, como na indústria química, de borracha, papel e celulose, tecelagens e setor de petróleo e gás.
A válvula de esfera flutuante compreende três partes principais: alavanca atuadora, haste e esfera flutuante. A alavanca do atuador é a parte mais externa usada para abrir ou fechar o fluido. Na base da válvula, a esfera permanece desmontada, sendo suportada apenas por um anel de polímero estacionário e sedes.
A válvula de esfera flutuante só é recomendada para aplicações de baixa a média pressão com temperaturas médias. Com relação ao controle de vazamentos, a válvula de esfera flutuante deve ter um design de haste anti-estática e anti-estouro e uma sede macia flexível, responsável por criar vedação ao redor da esfera flutuante para interromper o fluido.
Graças às suas características, as válvulas de esfera flutuante são ideais para aplicações como sistemas de desligamento de emergência, sistemas de água e alívio da pressão da tubulação.
Previous articleCMCO introduces Duff-Norton SPA linear actuator
Next articleEndress+Hauser & ISA to offer extended training service