Válvula Fire Safe à prova de fogo

Brasil. A Válvula Fire Safe é considerada à prova de fogo por ser totalmente capaz de manter a vedação, mesmo em caso de incêndio. Quando exposta ao calor, ela limita eventuais vazamentos por meio do engaxetamento da haste. Sem uma Válvula Fire Safe, em caso de vazamentos, o líquido inflamável que passa pela tubulação pode piorar o incêndio.

A Válvula Fire Safe é essencial para a segurança do setor industrial. Ela é certificada pelas normas ISO 10497/API 607, que aplicam testes submetendo o dispositivo a chamas a uma temperatura entre 750 e 1000 °C. Durante este período, vazamentos internos e externos são monitorados e registrados.

Dentro da Válvula Fire Safe, existem duas sedes: uma sede primária, que entra em contato com o disco, e uma sede metálica, que resiste ao fogo e preserva a vedação. A vedação da Válvula Fire Safe não é metal-metal, já que a sede primária não é metálica. Por ser elástica, a sede primária é resiliente. Por isso a vedação desse tipo de válvula é muito mais eficiente do que das válvulas metal-metal.

A Válvula Fire Safe oferece uma garantia de que, caso haja um incêndio, o vazamento de líquidos inflamáveis será nulo ou bastante reduzido. Essas válvulas são medidas de segurança quase que essenciais em sistemas industriais com líquidos agressivos, como de indústrias petroquímicas, químicas, óleo e gás, entre outras.

 

Previous articleEmerson apresenta válvula para laboratório
Next articleNova válvula quebra-vácuo Warren Controls