EUA. O golpe de aríete ocorre quando um fluido em movimento para repentinamente ou muda de direção. O fluido envia uma onda de choque — chamada choque hidráulico — através do sistema, causando vibração nos canos imediatamente após o desligamento.
O golpe de aríete é um problema que pode causar danos ao sistema de fluxo e à operação geral. As consequências mais comuns são: danos na bomba e no sistema de fluxo; rompimento de tubos; acidentes; vazamentos; danos à propriedade externa; e tempo de inatividade não programado.
Para lidar com esse problema, a DFT® oferece as válvulas de retenção tipo wafer ALC® e WLC®. Destinadas a evitar o golpe de aríete e o fluxo reverso, elas são um excelente substituto para válvulas de retenção de porta dupla ou placa dupla. As válvulas de retenção DFT® non-slam são assistidas por mola e projetadas para maximizar a vida útil do seu sistema de fluxo.
A válvula de retenção ALC® Wafer é uma válvula assistida por mola compacta e leve. O corpo é construído em aço inoxidável e aço carbono resistentes à corrosão, podendo ser usado em instalações verticais ou horizontais. Compatível com fluxos de processo de vapor, gás ou líquido, a válvula de retenção ALC® apresenta fechamento silencioso assistido por mola.
A válvula de retenção WLC® Wafer é uma válvula leve, assistida por mola, adequada para uma ampla gama de pressões, temperaturas e fluidos. Com um corpo de aço carbono e aço inoxidável, a WLC® apresenta uma mola Inconel protegida e haste guiada dupla. Opcionalmente, o dispositivo pode ser fabricado com corpo de liga 20, Hastelloy®, Duplex SS, titânio e Inconel® 625.
A empresa norte-americana DFT, anteriormente conhecida como Durabla Fluid Technology, fabrica válvulas de retenção em linha e válvulas de controle para serviço severo há mais de 70 anos.