Válvulas na indústria de papel e celulose

Brasil. A polpação química é um processo pelo qual a madeira ou outras matérias-primas fibrosas são processadas para separar os componentes não celulósicos da madeira das fibras de celulose usadas para produzir papel e outros produtos.

Existem quatro processos químicos de polpação usados para produzir polpa de papel: kraft, sulfito, semiquímico de sulfito neutro e soda. Os ácidos fortes e as bases alcalinas cáusticas presentes no processo de polpação apresentam desafios para válvulas e outros equipamentos.

O branqueamento de celulose é o processo pelo qual a polpa de madeira é clareada ou branqueada, sem danificar as fibras. O branqueamento da polpa de madeira é realizado através da oxidação da polpa usando produtos químicos agressivos. O processo também contribui para o equilíbrio químico e remove sujeira/partículas estranhas.

As válvulas são essenciais em todas as etapas do processo de branqueamento da celulose: peneiramento, limpeza e lavagem/enxágue da celulose na planta de tratamento e armazenamento de celulose branqueada a granel.

As válvulas são projetadas para desempenho excepcional com produtos químicos agressivos usados no processo de branqueamento de celulose, como cloro gasoso ou líquido, peróxido de hidrogênio alcalino, dióxido de cloro entre outros.

A reciclagem de papel representa uma alternativa ecologicamente correta e financeiramente superior à fabricação de papel virgem. Para esse processo, são indicadas as válvulas guilhotina modelo TK da Orbinox, que são dispositivos de alta performance para fluidos de alta concentração, projetadas especificamente para serviço abre/fecha e isolamento em aplicações de reciclagem e rejeitos de papel e celulose.

 

Previous articlePressure relief valves; the last line of defence
Next articleGemü 567 eSyDrive em novos tamanhos