Suécia. A Trelleborg Sealing Solutions lançou a linha H2Pro de materiais de vedação para aplicações da cadeia de valor do hidrogênio. O destaque da nova linha vai para a borracha de monômero de etileno propileno dieno (EPDM) para ambientes de alta pressão em uma ampla faixa de temperaturas e o poliuretano termoplástico (TPU) exclusivo para temperaturas muito baixas.
Projetada para acelerar a inovação sustentável, a linha H2Pro traz soluções para os desafios de produção, transporte e armazenamento e uso final de hidrogênio. Comprovadamente resistentes a ambientes de aplicação desafiadores, os materiais são adequados para altas pressões, baixas temperaturas, ao mesmo tempo em que demonstram excelentes propriedades de desgaste e extrusão.
A linha inclui dois novos materiais especialmente projetados para aplicações de hidrogênio. O H2Pro EBT25 é um novo EPDM para ambientes de alta pressão em uma ampla faixa de temperaturas, e o Zurcon H2Pro ZLT é um TPU exclusivo para temperaturas muito baixas.
Os desafios do setor incluem permeação e vazamento, uma vez que o hidrogênio é o elemento mais simples com a menor estrutura molecular. Outro desafio é a descompressão rápida de gás, quando o hidrogênio em um sistema de alta pressão pode ser absorvido por uma vedação. Se a pressão no sistema for aliviada repentinamente, o gás preso na vedação pode se expandir, causando potencialmente bolhas e rachaduras na vedação à medida que o gás tenta escapar.
Os materiais H2Pro também estão disponíveis em uma variedade de outros compostos e perfis de vedação, como: Turcon politetrafluoretileno (PTFE); vedações V-Stack para uso em aplicações estáticas e dinâmicas com hidrogênio criogenicamente comprimido e hidrogênio líquido (LH2); vedações FKM para hidrogênio azul; compostos EPDM de baixa dureza; e vedações metálicas para aplicações estáticas com LH2.
O Trelleborg AB é um grupo global de engenharia com sede em Trelleborg, na Suécia, que oferece soluções de polímeros para vedação, umedecimento e proteção de aplicações críticas em ambientes exigentes.