5 mitos sobre o aço inox ferrítico

Brasil. Juntamente com o austenítico e o martensítico, o aço ferrítico faz parte do grupo de diferentes tipos de metais inoxidáveis. Esse tipo de aço possui 11% a 20% de cromo e menos de 0,10% de carbono, composição que permite uma soldagem mais fácil e uma resistência térmica mais significativa.
O primeiro mito sobre esse material é que possui qualidade inferior, pelo fato de ser magnético. Na verdade, a única diferença com relação aos outros metais inoxidáveis é sua composição química.
Também se fala que o aço ferrítico tem pouca utilização, quando comparado aos outros tipos de aço inox. Porém, ele pode ser empregado no fabrico dos mais diversos materiais. A indústria automobilística, por exemplo, emprega esse metal na produção de peças em grande escala.
Outro mito é que esse aço apresenta pouca resistência. Na verdade, o metal é um dos mais resistentes, tanto é que consegue suportar grandes variações térmicas. O sistema de exaustão de veículos, por exemplo, é feito exclusivamente com esse tipo de aço inoxidável.
Ainda se fala que há poucas variações do metal. Contudo, o aço ferrítico possui quatro variações distintas, que correspondem às suas respectivas composições. O tipo 430 suporta grandes variações térmicas. Já o 446 oferece resistência a temperaturas mais elevadas. Os demais tipos de aço inox ferrítico se sobressaem em relação aos outros no quesito usinagem.
Por fim, diz-se que é um material difícil de encontrar para venda, o que também não é verdade.
Previous articleBürkert’s custom solution for the food industry
Next articleGEMÜ 790 ball valves for high operating pressures