8º Desafio Virtual de Fabricação de Aço

Em Bruxelas, Bélgica, no passado mês de fevereiro foi realizada a final do 8º Desafio Virtual de Fabricação de Aço (Virtual Steelmaking Challenge). No evento, organizado pela Worldsteel, a associação que representa as empresas de aço a nível mundial, destacaram-se como grandes vencedores Enzio Agustín Casalini e Francisco Brañas, estudantes da Universidad Nacional del Sur (Argentina). Na categoria profissional, a equipe da América Latina, obteve o segundo lugar.

A competição, que consiste em simular a produção de aço através de sistemas informáticos, é um dos principais eventos organizados pela Worldsteel e é realizada anualmente.
Esta é uma oportunidade tanto para jovens profissionais de empresas siderúrgicas como para estudantes de engenharia, que poderão testar as suas habilidades.
A primeira parte do desafio, realizada em novembro de 2013, contou com a presença de 2.000 concorrentes de 41 países, dos quais se sagraram cinco campeões regionais em duas categorias (profissionais e estudantes), que viajaram para Bruxelas no mês de fevereiro para a parte final, onde, num prazo de duas horas e meia, foram incumbidos de produzir tarugos de aço de alta resistência ao menor custo possível. A produção foi realizada através de uma simuladora de metalurgia secundária e um dos requisitos era manter os níveis de impurezas e inclusões dentro de especificações determinadas.
Os vencedores receberam como prêmio um troféu, além de dinheiro, oferecido pelas mãos de Joon-Yang Chung, Presidente da Worldsteel e Presidente/CEO da POSCO.

A Alacero, a Associação Latinoamericana de Aço, prestou um apoio ativo e permanente ao evento, promovendo a competência na região e facilitando a participação de estudantes e profissionais latino-americanos, por meio da tradução dos textos do certame para o espanhol e português.

Previous articleRotork CVA assists improved anti-freezing
Next articleMcDermott wins EPCI contract in the Arabian Gulf