Brasil exige conformidade com a NR12

De acordo com disposição do Ministério do Trabalho e Emprego, a partir de 2010 as indústrias brasileiras deveriam adequar seus parques fabris às regras de segurança da NR12 (norma regulatória 12 sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos), que define as medidas técnicas obrigatórias para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e define os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças profissionais. Para o efeito, foi concedido um período de adaptação de 24 meses, porém, atualmente são poucas as que conseguiram respeitar as diretrizes da norma, muito por culpa do elevado investimento requerido pelo processo de planejamento e implementação das soluções.
A NR12 reforça a necessidade do uso de válvulas de segurança específicas com fluxo cruzado, monitoramento dinâmico e livre de pressão residual para todas as prensas mecânicas excêntricas com freio ou embreagem pneumática, prensas pneumáticas e aplicações do tipo.
A Norgren, procurando oferecer ao mercado brasileiro uma solução abrangente para segurança nas fábricas que utilizam processos de prensa automatizada e afins, desenvolveu uma linha de válvulas e silenciadores de segurança em conformidade com os requisitos das normas impostas pela legislação brasileira.
O porta-voz da Norgren, empresa líder global em automação pneumática e controle de fluidos há mais de 80 anos para os setores automotivo, de energia, ferroviário, médico e de alimentos e bebidas, afirma que a válvula de segurança é de importância crítica para aplicações onde a despressurização do ar comprimido presente no sistema seja precisa e veloz para se evitar um acidente e/ou dano ao equipamento.
A válvula em questão tem rearme manual ou elétrico, que impede acionamento adicional em caso de falha.
Em aplicações de freio e embreagem separada, é possível utilizar um bloco supervisor de simultaneidade para impedir que a embreagem seja acoplada em caso de falha da válvula de freio.
Também permite a instalação de um módulo indicador de falha que emite um sinal elétrico para o acionamento específico em um cenário de falha da válvula.
A válvula de segurança pode ser aplicada a máquinas das mais diversas indústrias a fim de se adequar às exigências da Norma.

Previous articleCostain finalises nuclear power station contract
Next articleGL Ludemann Armaturen strainers for safety