De acordo com comunicado da Ferrous Resources Brasil, a companhia atingiu no ano passado a produção de 5,13 milhões de toneladas de minério de ferro em Minas Gerais. O volume representa incremento de 50% em comparação com o ano anterior, quando somou 3,2 milhões de toneladas.
A empresa informou que a maior parte do insumo siderúrgico foi extraída na mina Viga, em Congonhas (Campo das Vertentes). Em relação ao comércio exterior, a mineradora informa que metade da produção do ano passado foi destinada para o mercado externo e o restante comercializado no mercado doméstico.
A Ferrous, que mantém um plano de investimentos de aproximadamente US$ 1,2 bilhão na expansão de Viga, comunica que após a finalização do Projeto Viga 15 Mtpa prevista para 2017, espera produzir 17 milhões de toneladas de minério de ferro, conquistando assim a posição de mineradora de classe mundial.
A empresa pretende ainda passar de uma capacidade de 5 milhões de toneladas para 15 milhões de toneladas até 2017 na mina em Congonhas mediante aportes que tem agendados para o efeito, iniciando nesse semestre as obras no complexo. Para cumprir o seu plano de aportes, a Ferrous pretende procurar parceiros no mercado, prevendo que cerca de US$ 500 milhões advenham do aumento de capital da empresa, seja por meio de acionistas já existentes ou futuros. Entre os acionistas encontram-se a trading suíça Glencore International AG, e a ucraniana Ferrexpo, player do setor de produção de pelotas de minério de ferro e maior acionista da empresa atualmente.
Além das minas Viga e Esperança, a Ferrous detém a mina Santanense, em Itatiaiuçu (região Central) e obteve em 2013 uma licença de operação para produzir 900 mil toneladas/ano de minério na unidade.
A Ferrous Resources do Brasil é uma mineradora brasileira fundada em 2007 que atua na pesquisa, prospecção, exploração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro.