Henkel poupa energia com as soluções de ar comprimido da Atlas Copco para uma produção eficiente e segura.
Henkel Central Eastern Europe (CEE) poupou energia na sua fábrica de detergentes de lavagem da roupa em Viena mediante a criação de 3 redes de ar alimentadas por compressores da Atlas Copco, a diferentes pressões operacionais para variadas aplicações em toda a fábrica.
A Henkel CEE, empresa fundada e com sede em Viena, Áustria, é uma das mais bem-sucedidas marcas do Leste Europeu. Em Viena, a empresa tem também uma grande fábrica para a produção de cerca de 230.000 litros de detergentes líquidos por ano, o que se traduz em uma grande necessidade de ar comprimido.
Di Hannes Dengg, diretor técnico da Henkel CEE, explica que a exigência de ar comprimido na fábrica varia consoante a aplicação. Operar toda a rede a 11 bares representaria um desperdício de energia já que cada bar reduzido permite uma poupança energética de 7%.
Os designs inovadores das linhas de compressores GA e ZA/ZR da Atlas Copco têm velocidade variável, reduzindo ainda mais os custos energéticos em até 35%, em média, ao ajustar o fornecimento de ar de acordo com as necessidades.
Fundada em 1876 e empregando aproximadamente 9.000 funcionários, a Henkel tem também instalações de produção em países da Europa Central e Oriental, incluindo a Turquia, a Sérvia, a Hungria e a Polônia. Ela é líder de mercado na fabricação de produtos para o cabelo, adesivos e tecnologias de superfície, e ocupa uma posição líder a nível mundial no segmento dos detergentes para limpeza do lar.
A Atlas Copco é um grupo industrial sueco fundado em 1873, líder no mercado dos compressores e sistemas de tratamento de ar, equipamento de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A empresa, que oferece soluções para uma produtividade sustentável, emprega quase 40.000 funcionários e está presente em mais de 170 países.