No final de janeiro, o Ibovespa fechou em queda de 0,34%, a 48.542 pontos. O giro financeiro do pregão totalizou 6,67 bilhões de reais.
Esta é a quarta queda consecutiva da Bovespa, motivada pela forte pressão vendedora em papéis de siderurgia e mineração e pelo receio de desaceleração do crescimento econômico da China no último trimestre de 2013.
O índice foi influenciado pela queda de mais de 6% das ações das siderúrgicas Usiminas e CSN e de 2,37% da preferencial da mineradora Vale.
De acordo com alguns agentes financeiros, isso deve-se à situação do mercado de minério de ferro na China, que encontra-se em um período de pouca demanda no país que é o maior consumidor da matéria-prima do aço.
Segundo a Banrisul Corretora, representada por Rudimar Joner Filho, os preços do minério de ferro no mercado chinês estão no mais baixo dos últimos seis meses, refletindo perspectivas da economia chinesa.
Correm boatos de que Benjamin Steinbruch, controlador da CSN, está interessado em vender sua fatia na Usiminas, o que potencialmente afetará os papéis de ambas as companhias.
O especialista em renda variável da Icap Brasil Rogério Oliveira afirma que o mercado está volátil, mas nitidamente fraco, assistindo-se a uma fase de baixa, mas acrescentou que o mercado pode ter alguma reação de alta com base em análise gráfica.