A Sinaval apresentou uma lista de equipamentos com potencial de fabricação no Brasil para responder às necessidades da Petrobras de embarcações de apoio offshore relativa a 198 unidades entregues entre o ano passado e 2020, sendo 55 AHTSs, 36 OSRVs, 125 PSVs, 21 rebocadores, 30 rebocadores, quatro barcos de resgate e 38 embarcações de transporte de carga e/ou passageiros. A lista apresenta demanda de equipamentos e sistemas com potencial de desenvolvimento no país.
Para atender ao aumento da frota de barcos de apoio, a Sinaval vê potencial de construção de guindastes no Brasil. Entre os exemplos encontram-se 198 guindastes offshore, 198 sistemas de tratamento de efluentes, 396 barcos salva-vidas, 55.700 válvulas manuais, 44.550 toneladas de tubos e 4.800 toneladas de conexões.
A Petrobras previa a entrega de 19 barcos contratados na 2ª etapa do programa do Prorefam (17 PSVs, um OSRV e um AHTS) em 2013.
A SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país, cuja missão é defender os interesses das indústrias deste setor e participar de grupos de estudos em órgãos governamentais e instituições de ensino e pesquisa.
A Petróleo Brasileiro S.A., ou simplesmente Petrobras, é uma empresa de capital aberto, fundada em outubro de 1953 e com sede no Rio de Janeiro, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil. É, portanto, uma empresa estatal de economia mista.