O investimento da Gerdau na logística das suas operações de minério de ferro em Minas Gerais totalizará R$ 925 milhões até 2016.
De acordo com a informação fornecida a investidores, grande parte dos investimentos será realizada na infraestrutura logística entre as minas instaladas na região Central do Estado e a Usina Ouro Branco. A empresa tem vindo a realizar fortes investimentos na expansão das suas jazidas, cuja produção deverá crescer de 11,5 milhões de toneladas para 24 milhões de toneladas anuais num período de seis anos.
Entre os projetos previstos encontram-se a construção de uma rodovia particular entre a mina Várzea do Lopes, em Itabirito, e o complexo de mineração de Miguel Burnier, em Ouro Preto, a concluir ainda este ano, e a instalação entre a planta de beneficiamento em Miguel Burnier e a usina siderúrgica de um transportador de correia de longa distância (TCLD), com entrada em funcionamento prevista para 2016. Está ainda em estudo a construção de um terminal portuário próprio na Baía de Sepetiba, no litoral fluminense, com capacidade de embarcar 25 milhões de toneladas de minério de ferro/ano e receber 5 milhões de toneladas de carvão e a construção de uma terceira planta de beneficiamento no complexo em Ouro Preto que permitirá a expansão das operações para 24 milhões de toneladas até 2020.
A Gerdau pretende atingir a produção de 18 milhões de toneladas de minério de ferro até 2016. Para cumprir esta meta, a companhia investirá US$ 289 milhões na expansão da Unidade de Tratamento Mineral (UTM II) de Miguel Burnier, aumentando a capacidade do equipamento em 5 milhões de toneladas anuais.
Para escoar esta produção, a companhia implantará um terminal ferroviário em Miguel Burnier com capacidade de movimentar 15 milhões de toneladas/ano do insumo siderúrgico que se prevê estar concluído em 2016.
A Gerdau S.A., fundada em 1901, é uma empresa siderúrgica brasileira administrada sob a forma jurídica de sociedade anônima, com sedes em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil.