Aumento das exportações de sucata em maio

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a sucata de ferro e aço, matéria-prima na produção de aço registrou exportações de 33,2 mil toneladas em maio, aumentando em 2,4% em relação às exportações de abril e em 38,3% relativamente às de maio de 2013. Nos cinco primeiros meses do ano, o acumulado de vendas externas atingiu 196,5 mil toneladas, registrando uma redução de 3,8% em relação às 204,3 mil toneladas do mesmo período de 2013.
Os dados do MDIC mostram que a receita das exportações no mês passado foi de 16.348 milhões de dólares americanos, significando um aumento de 12,4% em relação a abril e de 60,5% comparando com maio do ano passado. A receita alcançou 81,4 milhões de dólares americanos no acumulado dos primeiros cinco meses.
As usinas siderúrgicas na China alcançaram 60,2 milhões de toneladas de aço em maio, registrando um crescimento anualizado de 7,8%, o que provocou um aumento da demanda pela sucata do Brasil. O Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferrosa (Inesfa) representa as empresas detentoras de 47% de toda a sucata preparada no Brasil e afirmou que a retomada não deverá ser entendida como uma tendência para os meses seguintes do ano. Segundo o Inesfa, será o bom desempenho da economia chinesa ao longo deste ano que determinará a recuperação mais sólida das exportações de sucata.
Esta entidade citou ainda a baixa exportação de sucata do Brasil, cerca de 3,5% do total processado, correspondendo a 0,2% das exportações mundiais. De acordo com o Inesfa, a presença de sucata na produção de aço bruto no Brasil apresenta uma variação de 26% a 28%, em comparação com a média mundial de 45% em 2012.

Previous articleFewer POB with EM&I’s ODIN UWILD system
Next articleTechnoGas is Air Products distributer in Kuwait