A grande disputa que tem enchido o noticiário econômico francês nas últimas semanas está a chegar à sua conclusão. O conselho de administração da Alstom aprovou a associação com a General Electric. Nesta aprovação, foi ainda acordada a aquisição de 20% do controle da empresa pelo governo francês. Esta negociação ainda está em curso entre o governo de François Hollande e a acionista Bouygues para acordarem no preço dos 20% a serem adquiridos.
A decisão da venda aconteceu após várias propostas da GE e também da Siemens, em parceria com a Mistsubishi. No final, foi o governo francês quem optou pela GE.
Nesta aprovação, a proposta que valeu foi a que avalia os ativos de energia da Alstom em 12,35 bilhões de euros. O governo referiu que foram as garantias de empregos domésticos e a manutenção de atividades estratégicas que pesaram mais na sua decisão.
O Grupo Alstom tem sede em Levallois-Perret Cedex, na França, e serve o setor de geração de energia, transmissão de energia e infraestruturas ferroviárias.
A General Electric é uma empresa multinacional com sede em Fairfield, Connecticut, nos EUA e opera nos segmentos de Energia, Infraestruturas tecnológicas, Finanças e Capital, entre outros.