As empresas ArcelorMittal e Gerdau anunciaram um acordo de venda das suas participações, de 50% cada, da sua joint-venture Gallatin Steel nos EUA, à produtora fabricante norte-americana Nucor por US$ 770 milhões (acerca de EUR 607,4 milhões).
Até pouco tempo, o maior fabricante mundial de aço e a empresa brasileira operavam a fábrica de Gallatin, localizada no Kentucky, com uma capacidade de produção de 1,9 milhão de toneladas de produtos de aço.
Espera-se que o acordo com a Nucor, enquadrado num processo de redução de dívida da firma indiana, seja efetivado no final do ano. A venda da Gallatin Steel foi anunciada em 15 de setembro pela ArcelorMittal e a Gerdau.
Essa decisão gera um valor substancial para os acionistas da ArcelorMittal e confirma a estratégia da firma no desinvestimento de ativos não essenciais. Do lado da Gerdau, esta decisão lhes permite se concentrar em ativos estratégicos na América do Norte.
A Gallatin Steel é uma siderurgia de pequenas dimensões situada no condado com o mesmo nome no Estado do Kentucky, que funde e processa o material para produzir aço laminado plano.