A Alstom assinou um contrato de 26 milhões de euros com a Enerplan para fornecimento de 8 aerogeradores ao projeto eólico Pontal 2A, no Sul do Brasil. Este é o segundo contrato com a Enerplan, empresa de energia do grupo brasileiro Oleoplan, que também encomendou 10 unidades em 2013 para a primeira usina eólica do projeto Pontal. O comissionamento do projeto está programado para o final de 2015 no Rio Grande do Sul. A Alstom vai fornecer nestes dois contratos 18 unidades dos aerogeradores ECO 122, com capacidade de 2.7 MW cada, e será responsável pela operação e manutenção das turbinas eólicas por cinco anos.
A turbina ECO 122, a última evolução da plataforma ECO 100 da empresa e o resultado de 3 décadas de experiência no design de aerogeradores, combina alta potência e alto fator de capacidade para uma maior produção de energia em regiões com baixa velocidade do vento, como as regiões brasileiras. A ECO 122 possui o maior diâmetro de rotor no segmento onshore de 2 MW a 3 MW. A plataforma ECO 100 tem mais de 2000 MW instalados ou em instalação em todo o mundo e mais de 200.000 horas de operação acumulativas desde 2008.
As hélices dos aerogeradores serão fabricadas na unidade da Alstom na Bahia e as torres na nova fábrica de Canoas.
A Alstom (GEC Alsthom) é um grupo industrial francês que atua na área de infra-estrutura de energia e transporte, presente em dois segmentos: indústria de materiais ferroviários (por exemplo, composições de alta velocidade, metros, etc.) e produção de energia (construção de usinas, equipamentos, prestação de serviços). A empresa opera em 70 países do mundo, sendo o maior construtor mundial de usinas elétricas e fornecedor de turbinas, geradores e trens de alta velocidade. No Brasil a empresa conta com 5.000 colaboradores e sede em São Paulo