A Usiminas realizou o desligamento temporário dos Altos Fornos número 1 da Usina de Cubatão e número 1 da Usina de Ipatinga entre 31 de maio e 4 de junho de 2015, respectivamente, permitindo reduzir a produção de ferro gusa da companhia em aproximadamente 120 mil toneladas por mês.
O desligamento visa adequar a produção ao atual ritmo de demanda do mercado siderúrgico, trazendo oportunidades de redução de custo e melhoria da competitividade.
A companhia sofreu prejuízo no primeiro trimestre do ano. No balanço do período, comunicado em abril, a Usiminas registrou prejuízo de R$ 235 milhões de janeiro a março deste ano, em função da queda nas vendas e na produção, comparativamente ao lucro nos primeiros três meses do ano anterior. Isto afetou os resultados da empresa.
Fundada em 25 de abril de 1956 em Ipatinga, Minas Gerais, a Usiminas é uma empresa do setor siderúrgico líder na produção e comercialização de aços planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos, destinados aos setores de bens de capital e de consumo da linha branca, bem como da indústria automotiva.