A deterioração das estruturas de betão é um dos maiores desafios enfrentados pela engenharia civil do mundo desenvolvido. Quando os cloretos penetram no betão, a barra corrugada de aço carbono corrói formando óxido, que aumenta de volume 3 a 7 vezes em relação ao aço original, o que faz com que o betão perca aderência à sua estrutura, dando origem ao aparecimento de rachaduras.
As estruturas de aço inoxidável constituem uma solução óbvia, com vantagens excelentes e eficazes como o aumento da resistência à corrosão, a dispensa de tratamentos antiumidade e anticorrosão, a possibilidade de reduzir a quantidade de material necessário, etc. Outra vantagem é que, se o aço inoxidável corrugado for utilizado em zonas de difícil acesso, como zonas costeiras, a necessidade de manutenção e substituição será menor.
Importa ainda salientar que não é necessário empregar este material em toda a estrutura, apenas se necessita de uma seleção correta nas áreas que apresentam maior risco de corrosão, portanto trata-se de uma solução econômica.

