Atualmente, o tempo de vida esperado de um prédio verdadeiramente sustentável é de aproximadamente 60 anos. Para longa duração e exteriores com elevada durabilidade, tanto os arquitetos como os donos das infraestruturas escolhem aço inoxidável.
Em ambientes onde existe névoa salina e onde são utilizados sais de descongelamento, por exemplo em Nova Iorque, o aço inoxidável apresenta-se como o melhor material para construção de habitações devido à sua elevada resistência à corrosão e durabilidade.
O aço inoxidável também se apresenta como a melhor alternativa do ponto de vista financeiro. Por exemplo, painéis pintados podem parecer mais baratos inicialmente, mas é importante considerar os custos finais de instalação. A maior resistência e difusão de luz de padrões de aços inoxidáveis trabalhados a frio, como os da Outokumpu Deco Line e Deco Laser, tornam os painéis mais finos e reduzem o seu peso total. Nem sempre o aço inoxidável é o mais caro dentre os materiais não trabalhados, pois quando o custo da cobertura e redução de espessura é tido em conta, a diferença do preço inicial pode ser inferior ao esperado.
A avaliação do ciclo de vida de infraestruturas tem-se tornado cada vez mais importante. Em ambientes salinos metais pintados têm de ser substituídos repetidamente durante o tempo útil do prédio, tornando o metal mais caro e menos sustentável. Aço inoxidável apropriadamente especificado pode garantir mais de 100 anos de serviço com manutenção mínima.
A Outokumpu é uma empresa dedicada ao aço inoxidável com uma capacidade de 2.6 milhões de toneladas de laminagem a frio. A sua produção cobre todos os continentes e localiza-se na China, Finlândia, Alemanha, México, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.