Technip e FMC Technologies Inc. estão a preparar a fusão para criar a TechnipFMC, uma jogada estratégica que ajudará a criar uma oferta mais abrangente e flexível a cada mercado, atendendo desde as fases conceptual à entrega do projeto, e posterior.
Ambas as empresas realizaram um Memorando de Entendimento (MoU) e declararam, num comunicado conjunto, que a fusão será uma transação de fusão total, definitiva, com a totalidade das ações. A empresa resultante da fusão, com o objetivo de permitir acompanhar toda a vida de um projeto, será avaliada em US$ 13 bilhões.
Com mais de 49.000 funcionários em mais de 45 países, a TechnipFMC pretende diferenciar-se da concorrência com um portfólio mais alargado para os seus clientes, que oferece um conjunto único de tecnologias integradas e competências. A nova empresa aliará os sistemas e soluções, ativos, pontos fortes em termos de engenharia e capacidades de gestão de projeto da Technip, com as capacidades ao nível da tecnologia, fabricação e serviço da FMC Technologies.
A sede da empresa passará para Paris (gabinete do presidente executivo), Houston (gabinete principal do CEO) e Londres (local da sede da Forsys Subsea JV e sede legal da TechnipFMC). O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Global será alojado em França. Espera-se que a transação seja definitivamente concluída no início de 2017.
Fundada em 1880, na Califórnia, a FMC Technologies é uma empresa dedicada aos sistemas submarino fornecedora de tecnologias e serviços ao setor de petróleo e gás, com filial no Brasil.
A Technip é uma empresa francesa de engenharia fundada em 1958, localizada em Paris, com filial em Portugal.