Portugal. Na ETAR de Viseu Sul, no distrito de Viseu, foi inaugurada a primeira estação de tratamento de águas residuais com avançada tecnologia de filtração por membrana (MBR). Atendendo a uma população de 90.000 habitantes, é uma referência ambiental nacional para futuros desenvolvimentos.
A unidade de tratamento MBR funciona sem a adição de produtos químicos e com consumo de energia relativamente baixo, combinando tratamento secundário e terciário e eliminando a filtragem tradicional de areia e carbono. Para o controle centralizado de processos e automação, a estação de Viseu Sul aplica a tecnologia de rede Profibus DP, que utiliza os atuadores elétricos inteligentes não intrusivos (IQ e IQT) mais modernos da empresa Rotork para operar condutos forçados e válvulas de borboleta no controle de fluxo de toda a água de esgoto ao longo do processo de tratamento.
Além disso, a placa de interface Profibus DP do Rotork IQ fornece dados abrangentes de controle e feedback sobre a válvula e o atuador usando a comunicação cíclica DP-VO. Os dados acíclicos DP-V1 suportados pela placa incluem dados extensos de diagnósticos e configuração do atuador, que permitem que o perfil da válvula e os dados de diagnóstico coletados pelo atuador IQ sejam incorporados em sistemas de gerenciamento de ativos.
A Rotork é uma empresa dedicada à fabricação de atuadores para válvulas industriais e sistemas de válvulas de controlo de fluxo, redutores e acessórios de válvulas. Tem sede no Reino Unido e encontram-se sucursais suas por todo o mundo, incluindo no Brasil. A Rotork atua no país lado a lado com a Fluxo na distribuição de atuadores de válvulas, sistemas de telecomando de válvulas motorizadas, atuadores do tipo elétrico inteligente, eletro-hidráulico e Skilmatic. O suporte técnico é realizado no Brasil por técnicos e engenheiros da Fluxo, certificados pela fábrica da Rotork.