Brasil. O tanque de aço inox para cerveja é o equipamento adequado para produzir e armazenar cerveja. O aço inox permite uma boa fermentação, transformando os açúcares presentes na matéria prima em álcool, gás carbônico e energia. O resultado é um produto final de maior qualidade.
Para atender públicos e tipos de cerveja diversos, existem diferentes tipos de tanque de aço inox para cerveja. Seguem alguns deles:
– Tanque de aço inox para cerveja cilindro-cônico: tanque vertical, especialmente desenvolvido para fermentação, com capacidade que pode variar entre 500 e 13 mil litros. Em virtude da forte convecção do mosto em fermentação, esse modelo de tanque praticamente não apresenta diferenças de temperatura, de pH, de redução de extrato e de número de células de fermento em suspensão durante o processo de fermentação. É um modelo de tanque relativamente simples, podendo ser instalado em ambientes refrigerados sem isolamento térmico, ou ao ar livre, com sistemas independentes de refrigeração à base de etanol ou de amônia. Sua limpeza é automática, por sprayballs ou sistemas giratórios. O tanque é construído geralmente com aço inox AISI 304 para oferecer maior durabilidade e qualidade na cerveja produzida.
– Tanque de aço inox para cerveja tipo Asahi: tanque vertical de fundo plano, com caimento de 10%, para volumes de fermentação entre 1 e 4 mil hl, dependendo da necessidade do produtor. São tanques isolados termicamente, com sistemas de refrigeração individuais. Nesse modelo de tanque, os custos de instalação são inferiores ao de uma adega convencional, uma vez que não são necessárias bases especiais.
– Tanque de aço inox para cerveja esfero-cônico: também construído em aço inox, o tanque do tipo esfero-cônico possui a parte superior esférica e a parte inferior dotada de um cone com ângulo de 60°. O corpo esférico e o cone possuem uma camisa de refrigeração e o isolamento térmico é feito com uma camada de lã de vidro. As pressões de trabalho no tanque de aço inox para cerveja do tipo esfero-cônico podem chegar a 3 kgf/cm3.
– Tanque de aço inox para cerveja convencionais: embora a busca atual por sistemas mais racionais e econômicos esteja predominando na produção de cerveja, ainda podem ser encontrados diversos tipos de tanque de aço inox para cerveja que fazem a fermentação convencional, podendo ser constituídos de vários materiais e em diversos formatos.
O tanque de aço inox para cerveja exige alguns equipamentos extras para possibilitar seu bom funcionamento. Entre esses equipamentos, podemos destacar: painéis e válvulas de controle; bombas centrífugas e sanitárias para enchimento e limpeza; bombas helicoidais ou de lóbulos para o bombeamento do fermento; mangueiras de borracha; equipamento de dosagem automática de fermento; tubulações fixas de aço inox, com painéis dotados de curvas de ligação; medidores de vazão ou hidrômetros para controle dos volumes nos tanques.