Global. As válvulas de macho têm o formato de cilindro ou cone. Apresentam uma ou mais passagens ocas, frequentemente dispostas horizontalmente para permitir a facilidade de fluxo através da válvula aberta. O tipo mais comum de válvula de macho é o modelo de 2 vias, com uma posição aberta e uma fechada. As extremidades da válvula podem ser flangeadas, tipo cubo ou soldadas a topo. As quatro categorias gerais de válvulas de macho serão descritas a seguir.
A válvula de macho lubrificada utiliza um lubrificante à base de óleo e melhorador de viscosidade (como sílica amorfa ou fumada) que é injetado sob pressão entre a face do macho e o assento do corpo para reduzir o atrito e vedar as vias. Considerada uma válvula de macho de alta manutenção, é geralmente usada em aplicações com operações pouco frequentes. Funciona bem em processos com fluidos que transportam partículas ligeiramente abrasivas, tais como aplicações a montante e sistemas de gasodutos que necessitam de válvulas de derivação.
A válvula de macho não lubrificada atua como uma cunha, pressionando uma manga polimérica contra a cavidade do corpo. O uso da manga reduz a fricção entre o mecanismo e o corpo. Essas válvulas são utilizadas em aplicações com manutenção mínima ou em situações onde os líquidos podem se solidificar ou entupir a válvula. No entanto, os materiais não-metálicos que compõem as válvulas restringem as temperaturas suportadas e a compatibilidade química.
Há também a válvula de macho excêntrica, vantajosa para aplicações que necessitam de uma maior força de assentamento com fricção mínima desde a posição aberta até à fechada. As válvulas de macho excêntricas são usadas para uma ampla gama de aplicações de controle de fluxo e isolamento de água limpa e suja, esgoto, lama, ar, entre outros serviços.
Por fim, a válvula de macho de expansão utiliza múltiplos componentes que permitem que a válvula se expanda mecanicamente. Esta válvula possui um mecanismo que roda entre a posição aberta e fechada, protegendo as vedações do fluxo. Durante a rotação, não há contato entre o corpo e vedações, o que previne o desgaste ou abrasão das mesmas. São frequentemente utilizadas para evitar a contaminação do produto em aplicações que não necessitam de um duplo isolamento.