Finlândia, Brasil. Já estão em curso os preparativos para a inauguração da planta da próxima geração de bioprodutos da Metsä Fibre em Äänekoski, Finlândia. Em 2015, a Metso foi selecionada como o principal fornecedor de soluções de válvulas para o moinho de bioprodutos.
A Metsä Fibre e a Metso têm trabalhado em estreita colaboração para selecionar soluções de válvulas técnica e economicamente ideais para manter todos os processos da fábrica operando de forma confiável.
A Metso forneceu ao projeto cerca de 3.000 válvulas e dispositivos relacionados, divididas em três remessas, além de assinar um acordo de manutenção completa e fornecimento de peças de reposição. Segundo esse acordo, a Metso disponibilizará um estoque de peças de reposição para todas as válvulas O contrato de prestação de serviços ao moinho de bioprodutos foi anexado ao contrato de serviços entre a Metso e a Metsä Fibre.
A Metso forneceu ao novo moinho válvulas de esfera Neles®, válvulas borboleta para aplicações de controle on-off e válvulas borboleta Neldisc® para on-off manual. As válvulas de controle estão equipadas com controladores de válvula da série Neles® ND9000, que permitem acompanhar o desempenho e planejar as atividades de manutenção preventiva. Além disso, está preparando o moinho para as demandas futuras, utilizando propriedades do controlador de válvula digital e gerenciamento de informações de produto.
Após a conclusão, a nova planta será a primeira fábrica da próxima geração de bioprodutos do mundo. A produção de celulose na fábrica de Äänekoski no centro da Finlândia vai aumentar de 0,5 para 1,3 milhões de toneladas por ano. A planta produzirá também outros bioprodutos, tais como resina de pinheiro, terebintina, bioeletricidade e combustível de madeira.
A Metso é uma empresa em atividade nos setores de mineração, agregados e automação. As ações da Metso estão cotadas na NASDAQ OMX Helsinki, Finlândia. Os seus produtos incluem válvulas, atuadores, dispositivos inteligentes e bombas. A Metso emprega mais de 12.000 especialistas em 50 países, incluindo o Brasil.