Brasil. O tanque de aço inoxidável é utilizado para o armazenamento de fluidos, tanto à pressão atmosférica quanto em pressões superiores. Pode ter variadas dimensões, desde 2 m de diâmetro até 50 metros ou mais. O reservatório pode ter diferentes finalidades, como recepção, armazenamento de resíduos, processo de mistura e o armazenamento do produto acabado.
De acordo com seu formato de construção, os tanques podem ser de três tipos: cilíndricos horizontais, cilíndricos verticais e esféricos. O tanque de aço inoxidável horizontal é utilizado em casos em que o consumo do produto é pequeno; o tanque vertical é mais utilizado com estoques operacionais em maior volume; já o tanque de aço inoxidável esférico pode suportar pressões maiores, sendo utilizado basicamente para armazenamento de GLP ou GN, sob alta pressão.
As características principais do tanque de aço inoxidável que devem ser tidas em contra são o teto, o fundo e o costado. O teto do tanque de aço inoxidável pode ser fixo, quando utilizado para armazenar petróleo e derivados, ou flutuante, quando é necessário evitar perda do produto por evaporação. O fundo pode ser cônico, curvo, plano, cônico invertido ou inclinado; seu formato dependerá do produto armazenado e das condições ideais para esvaziamento e higienização. Quanto ao costado, pode ter formato cilíndrico ou esférico, sendo que o esférico é mais apropriado para armazenar gases.
É importante salientar que o aço utilizado na fabricação do tanque deve ser da maior qualidade, a fim de evitar prejuízos para a produção e para o armazenamento. Para preservar as condições físicas e químicas do produzo armazenado, a inspeção e manutenção do tanque de aço inoxidável devem ser feitas com regularidade.