Brasil. Por atender a todos os requisitos das etapas de produção, os tanques de aço inox adaptados com agitadores especiais são os mais indicados para o setor de alimentos e bebidas. Esse tipo de tanque é fabricado com aço 304 ou 316L, com diversos tipos de acabamentos, desde o escovamento, acabamento de grau sanitário, polimento espelhado mecanicamente e eletropolimento.
Na indústria de alimentos e bebidas, o tanque de aço inox pode ser utilizado em qualquer tipo de processamento, como de polpas, molhos, óleos, massas, laticínios, sucos, farinhas, cerveja, vinho ou refrigerantes.
A grande vantagem do tanque de aço inox é a possibilidade de ser customizado para todos os tipos de aplicações, atendendo às necessidades específicas de cada empresa. As características próprias do aço inoxidável – resistência à corrosão, suporta grandes variações de temperatura e mantém a higiene necessária – fazem dele a opção mais inteligente para a produção e armazenamento de bebidas e alimentos.
O tanque de aço inox pode contar com diversos acessórios, dependendo das necessidades de cada tipo de empresa, como sensores de nível, válvula de retenção, extravasores com fecho hídrico, diversos filtros, além daqueles necessários para sua higienização interna.
No setor de bebidas, esse tipo de tanque é usado principalmente para fermentação e resfriamento. Quando aplicado na fermentação de bebidas, o aço inox oferece todas as condições de resistência à corrosão, apresentando maior custo-benefício, com a máxima proteção do sabor. Já no resfriamento, o tanque de aço inox se torna importante em razão de suas propriedades de resistência às baixas temperaturas, o que garante ainda maior resistência estrutural em relação ao aço comum.