No design moderno, construção de edifícios e fabricação de metal, as cantoneiras de aço estão se tornando cada vez mais populares. A principal razão para esse aumento de popularidade é a disponibilidade não só de tamanhos diferentes, mas também de diferentes graus de ângulos do material.
As cantoneiras de aço são uma das formas estruturais mais comuns na construção e edificações. Na sua versão mais simples, uma cantoneira de aço inoxidável tem a forma de um L, com superfícies planas que se estendem horizontal e verticalmente, formando um ângulo de 90 graus.
Além da resistência, as cantoneiras de aço inoxidável contam com outras vantagens. Em termos gerais, as cantoneiras de aço são leves e compactas, o que torna muito fácil trabalhar com elas, independentemente da aplicação. Também são muito versáteis, devido à variedade de tamanhos, pesos e ligas. Como outros perfis de aço inoxidável, as cantoneiras requerem pouca manutenção.
Existem três métodos comuns de produção de cantoneiras de aço inoxidável: fusão a laser, destinada a produzir ângulos de aço inoxidável de grandes dimensões; laminação a quente, para cantoneiras menores; e laminação a frio, ideal para trabalhos de acabamento em design de interiores.
Semelhantemente às cantoneiras de aço carbono, as cantoneiras de aço inoxidável são usadas em diversas aplicações e indústrias, como construção, suportes, pontes, equipamentos e armações. As cantoneiras de aço inoxidável são usadas em ambientes mais corrosivos, como plantas químicas, plantas de processamento de alimentos e bebidas e aplicações marinhas. Além disso, muitos arquitetos projetam com aço inoxidável por conta de suas propriedades estéticas atraentes.