Global. As válvulas de câmara rotativa são um componente crítico em muitos sistemas de manipulação de materiais. De coletores de pó a sistemas de transporte pneumático, as válvulas de câmara rotativa não apenas controlam a taxa de alimentação, mas também minimizam o vazamento de ar entre os equipamentos acima e abaixo da válvula com diferentes níveis de pressão ou vácuo.
Em sistemas de coleta de poeira, a câmara rotativa permite a descarga contínua do produto sem a necessidade de desligar o vácuo para despejar o material acumulado. As câmaras rotativas são essenciais em sistemas de transporte pneumático, permitindo a introdução de material em um fluxo contínuo de pressão ou vácuo com perda mínima de ar.
As válvulas de câmara rotativa possuem uma carcaça fundida para serviço pesado, que consiste em um corpo e duas tampas de extremidade, um rotor giratório interno, que pode ser semi-aberto ou fechado, e um conjunto de acionamento. O corpo possui uma abertura que permite que o material entre e saia da válvula. O rotor conta com um eixo com várias pás. As extremidades do eixo se estendem pela carcaça até aos rolamentos externos suportados pelas tampas das extremidades.
Dentro da carcaça, as pás se propagam para fora do eixo até a carcaça. O espaço entre as pás do rotor cria bolsões que captam o material na entrada e, à medida que o rotor gira, transportam o material para a saída. Os bolsões vazios, em seguida, giram de volta para a entrada para pegar mais material. O conjunto de acionamento consiste em uma caixa de engrenagens e um motor elétrico. Ele se conecta ao eixo do rotor por meio de um acionamento por corrente ou pode ser diretamente acoplado. O rotor gira relativamente lento, com velocidades típicas de 22 rpm ou menores.