Brasil. A indústria de papel e celulose tem seu desenvolvimento permeado por novas tecnologias e inovação nos processos assim como diversos outros segmentos industrias. No que se refere ao uso de válvulas nas linhas de produção, o cuidado e a otimização constantes são fatores a serem priorizados.
A escolha das válvulas adequadas para cada tipo de processo deve ser feita com zelo e sempre levando em conta fatores como: erosão, controle, pressão, resistência a produtos químicos e abrasivos e assim por diante.
As válvulas desempenham papeis importantes em diferentes fases na produção de papel e celulose. Tomemos como exemplo as válvulas de retenção. Estas podem ser utilizadas para a remoção de resíduos no processo de reciclagem, como areia, metal e outros componentes. Por isso, devem estar sempre bem calibradas a fim de desempenharem sua função corretamente.
Por outro lado, as válvulas de controle sofrem grande impacto decorrente do contato com materiais que provocam erosão. Neste caso, a cavitação deve ser mantida controlada.
De forma geral, a indicação dos fabricantes é manter a manutenção e monitoramento constante dos indicadores das válvulas. Assim, os processos justos e confiáveis podem garantir um produto final excelente.