Global. Uma chapa de aço inoxidável 904L corresponde a um material de grande nobreza em uma liga metálica onde há pouca presença de carbono. Hoje, é um material padronizado na maioria dos países e ideal para a fabricação de recipientes sob pressão.
O aço inoxidável 904L é altamente resistente a diversos tipos de corrosão, como a alveolar, por exemplo, além de apresentar uma ótima usinabilidade e soldabilidade e suportar temperatura de forjamento a quente de até 1180° C.
A forma de soldagem mais recomendada é a soldagem manual por arco elétrico e sua estrutura metalográfica é completamente austenítica, isto é, em comparação ao aço inox padrão que contém um alto teor de molibdênio, a chapa de aço inox 904L não possui sensibilidade à ferrita, assim como à fase alfa. Esta característica garante a integridade do material mesmo após o tratamento térmico usual e a soldagem, sem risco de corrosão intragranular.
A composição do aço inox 904L compreende também: cromo, níquel, molibdênio e elementos de cobre. Sua aplicação está, quase em toda sua totalidade, concentrada em aplicações industriais, atendendo indústrias como a petrolífera, de equipamentos petroquímicos, reatores. Além disso, é o material usado para o armazenamento e transporte de ácido sulfúrico em trocadores de calor, para as principais peças de unidades de dessulfuração de gás e em depuradores e ventiladores de sistemas de tratamento de ácidos orgânicos.