Brasil. Sabemos que as válvulas de controle solenoide são amplamente utilizadas pela indústria e que sua função primordial é de controlar as taxas de fluxo dentro de um sistema de líquidos e gases.
As válvulas de controle solenoide são, na realidade, válvulas de pistão eletromagnéticas que funcionam com a abertura em determinadas posições de curso. Elas também possuem, em seu interior, uma mola e um solenoide proporcional que agem com forças opostas fechando ou abrindo a válvula, de acordo com as forças operantes.
Este tipo de válvulas pode ser utilizado em diversas aplicações, sendo de extrema utilidade em aplicações críticas, como dispositivos eletrônicos da área médica, sistemas de dosagem de combustíveis, entre outros.
Como são confiáveis e de extrema precisão, as válvulas de controle solenoide são ótimas para finalidade especiais, não produzindo ruído e sendo extrema duradouras. No entanto, é imprescindível que, ao procurar uma válvula solenoide para um projeto, se tenham em conta dados como o valor de Kv e a faixa de pressão do sistema, a fim de não sobrecarregar o sistema.
A escolha da válvula correta garante o bom funcionamento e segurança de sua aplicação. Deve-se observar, também, a compatibilidade da válvula com os fluidos a serem utilizados, materiais, etc.