Brasil. O ferro e o aço inoxidável são materiais comuns e amplamente utilizados no nosso cotidiano, em casa e na indústria. Sendo assim, como identificá-los?
Se iniciarmos por ordem cronológica, o ferro foi o primeiro destes materiais a fazer parte da vida do homem. É um elemento abundantemente disponível na natureza e extraído a partir do minério de ferro. Ele pode ser tratado de diferentes formas para se obter um produto desejado.
O ferro, acima de tudo, é matéria-prima para confecção de outros tipos de metais como o aço e aço inoxidável. Contudo, essa versatilidade se tornou limitada, de certa forma, para os projetos desenvolvidos pelo homem com o passar do tempo.
Atualmente, o aço inoxidável é uma forte alternativa para diversas aplicações. Sua resistência à corrosão e flexibilidade permitem que o material tenha uma durabilidade superior ao simples ferro.
Sua produção ocorre com a mistura de ferro e elementos como cromo, molibdênio e níquel para obter uma liga resistente. Apresenta, portanto, diversas vantagens em relação ao ferro, pois é versátil e pode receber diversos acabamentos, para além de ser resistente a altas temperaturas.
Além de todas estas características, o aço inoxidável é completamente reciclável e pode ser reaproveitado sem problemas, e sua superfície lisa facilita a limpeza e oferece brilho. É, portanto, um material limpo e versátil.