USA, Brasil. O típico circuito VFD, também conhecido como inversor de frequência ou controlador de velocidade, transforma a energia recebida para alternar a velocidade de um soprador, ventilador, bomba, ou outro tipo de dispositivo rotativo.
Nos projetos que utilizam faca de ar, porém, as válvulas de controle de fluxo de ar podem ser uma opção melhor para algumas situações. Havendo a necessidade de parar a linha de produção, a válvula de controle pode desviar imediatamente todo o ar presente na faca de ar através de uma saída no bypass diretamente para a atmosfera.
Também em linhas de produção que necessitam apenas de duas velocidades na faca de ar, a válvula de controle de fluxo pode ser muito útil por não ter atraso no tempo de resposta, além de ligar e desligar sem limitar o número de ciclos por hora ou por turno.
A válvula automatizada de controle de fluxo Sonic Y-Verter é montada na saída de um sistema de faca pneumática com ventilador e responde aos sinais do PLC de forma semelhante a um VFD. Não há uma disputa entre VFD e válvulas de controle de fluxo, mas a válvula, apesar de ter um pouco menos de eficiência, tem baixo custo, fácil instalação e resposta rápida.