Brasil. É possível verificar a retomada dos investimentos no setor de óleo e gás no mercado brasileiro. Além da de novas oportunidades de negócios, o setor observa crescentes oportunidades de trabalho, em contraposição ao cenário enfrentado durante os meses anteriores.
De acordo com as tendências observadas por empresas responsáveis pelo recrutamento de mão de obra, as empresas já iniciam a organização de seus projetos em demandas para o próximo ano, o que leva a identificar um aumento de 20% no número de contratações em relação ao último ano.
Esta tendência animadora que podemos perceber nestes últimos meses do ano é também o começo de grandes investimentos no país de importantes petroleiras internacionais como a Wintershall, Chevron, ExxonMobil, Ecopetrol e Equinor. Com a compra de grandes lotes para exploração de recursos minerais no país, espera-se que este otimismo se mantenha.
Segundo especialistas do setor, são mais de 28 novas companhias que entram no mercado brasileiro para começar a exploração e, por isso, a grande demanda por funcionários e pessoal de apoio na parte administrativa. Fora os que estão aqui pela primeira vez, alguns projetos importantes, principalmente no Rio de Janeiro, encontrarão oportunidade para serem retomados, como na Bacia de Campos e no polo de Itaboraí.
Além disso, estes investimentos impulsionarão possivelmente investimentos no setor de prestação de serviços e de toda a cadeira de fornecimento.