Reino Unido. A inglesa Pump Engineering destaca sua linha CSF de bombas para aplicações higiênicas. É uma categoria de bombas autoaspirantes destinada ao processamento de alimentos como laticínios e bebidas, assim como para o processamento de produtos farmacêuticos.
Fabricadas em aço inoxidável 316L, as bombas CSF ainda são submetidas a um processo de eletropolimento padrão. Sua estrutura é completamente compatível com métodos de limpeza no local, isto é, não é necessário montar e desmontar o equipamento para o processo de higienização, assim como não possuem reentrâncias ou locais propensos ao acúmulo de partículas.
Ainda é possível optar por modelos monofásicos ou bifásicos e com a possibilidade de acoplamento de motores IEC. São sete modelos disponíveis com diferentes capacidades de fluxo, de 2 a 55 m3/h, e são compatíveis com os conectores IN 11851, R/T, Triclamp, SMS, IDF/ISS. Podem ainda ser fabricadas na versão com certificação ATEX para bombas em áreas de segurança.
Os processos industriais mais comuns para o uso das bombas CSF estão ligados ao transporte de xaropes, soluções de açucaradas, aromatização, higienização de verduras, entre outros.
A Pump Engineering Ltd. é uma empresa britânica que oferece soluções em válvulas e bombas. Seus produtos atendem sistemas com líquidos, principalmente para as indústrias química, farmacêutica e cosmética, de alimentos e bebidas e para o tratamento de água.