Como evitar fissuras por hidrogênio

Global. A fissuras por hidrogênio são um problema recorrente no que se refere à soldagem por arco em peças de aço inoxidável. Isso decorre da natureza frágil da estrutura, da forte tensão de tração na área da solda e da temperatura elevada em relação à do ambiente.
Uma medida simples para evitá-las consiste em diminuir a diferença de temperatura da peça em relação ao ambiente durante o processo, utilizando um mecanismo de pré-aquecimento e reduzindo a taxa de resfriamento.
Uma coisa é certa, a melhor forma e mais eficaz de evitar essas fissuras é utilizando metais de solda que possuam menor quantidade de hidrogênio em seus consumíveis. Estes eletrodos de baixo hidrogênio favorecem soldas mais resistentes e menos suscetíveis a fissuras. Também se recomenda o uso de aço inoxidável austenítico e de metal de solda de liga de níquel para também prevenir esse problema.
Alguns tipos de aço exigem procedimentos complexos para aumento de sua temperabilidade e restrições de altura e espessura. Por outro lado, materiais como o aço carbono podem ser soldados com os eletrodos de baixo hidrogênio, não havendo a necessidade de pré-aquecimento. Essa preparação será aplicada somente em casos em que a espessura do material seja maior.
Previous articleWES Team supports Naval Platform
Next articlePolskie takes decisions for projects under LNG program