Brasil. As válvulas borboleta surgiram na década de 1930, tendo sido utilizadas por diversos setores industriais desde então. As válvulas borboleta são também chamadas de válvulas “quarto de volta”. Quando o disco de metal que faz parte do desenho da válvula é girado um quarto de volta, ele abre ou fecha, permitindo ou impedindo a passagem do fluxo.
Geralmente feitas de ferro fundido, as válvulas borboleta são oferecidas em dois tipos básicos: lug ou wafer. A versão lug é semelhante a uma válvula de esfera de 3 peças, em que uma extremidade da linha pode ser retirada sem ter um efeito no lado oposto. Outra característica importante é que não é preciso desligar todo o sistema para limpar, inspecionar, reparar ou substituir uma válvula borboleta.
A função da válvula borboleta tipo wafer é reter uma vedação para proteger contra a pressão direcional dupla diferencial no fluxo de fluido. Tal proteção é obtida usando uma vedação bem ajustada, como um O-ring, gaxeta, juntamente com uma face de válvula plana nas seções a jusante e a montante da válvula.
As válvulas borboleta lug e wafer são usadas em diversas aplicações nos setores de processamento de alimentos, farmacêutico, químico, petróleo, água e gerenciamento de águas residuais. Esse tipo de válvula tem substituído as válvulas de esfera em muitos setores, uma vez que são mais baratas e fáceis de instalar.