EUA. A Clarke Valve anunciou a concessão de uma patente pelo Instituto Europeu de Patentes (EPO) à sua tecnologia Shutter Valve.
A Shutter Valve emprega um mecanismo de válvula diferente de tudo que é encontrado em modelos comumente adotados, como válvulas globo e outros tipos de válvulas. A EPO concedeu o número de patente EP2988044 “Shutter valve with pivot arms” (válvula tipo obturador com braços pivotantes) em reconhecimento desta diferenciação no design obtido pela Clarke Valve.
A válvula usa três intertravamentos montados em uma engrenagem de anel por braços pivotantes; o mecanismo possibilita um controle preciso com cavitação mínima e queda de pressão zero. A abertura da válvula tipo obturador cria um fluxo centralizado.
O design exclusivo da capa e da haste da Shutter Valve também permitiu que se tornasse a primeira válvula de controle a receber a certificação 641 do American Petroleum Institute (API), em virtude de sua quase eliminação das emissões de metano. A Shutter Valve reduz as emissões de metano em mais de 95%, em comparação às válvulas globo de “baixas emissões”.
Fundada em 2011, a Clarke Valve fornece válvulas de controle industrial para empresas em todo o mundo. As tecnologias da Clarke Valve podem ser customizadas para atender a demandas diversas, sendo empregadas em setores como de petróleo e gás, aeroespacial, químico, usinas de energia e de gerenciamento de água. Todas as válvulas Clarke são 100% inspecionadas e testadas de acordo com os padrões FCI 70-2 para válvulas de controle. A empresa também possui certificação ISO 9001:2015 da OSHA.