Brasil. A Metroval forneceu atuadores elétricos multivoltas inteligentes IQ3 da Rotork, bem como atuadores pneumáticos CP e GP da empresa, para controlar válvulas plug e borboleta em um FPSO (unidade de produção, armazenagem e transferência de petróleo), que operará nos campos de petróleo Libra na Bacia de Santos, no Oceano Atlântico.
Os atuadores serão utilizados para controlar o fluxo de petróleo e gás do FPSO para o sistema de medição. A Rotork Site Services auxiliou na instalação dos atuadores no local, fazendo a adaptação das válvulas, montando os atuadores nas válvulas e colocando os dispositivos em funcionamento.
A linha versátil e modular de atuadores pneumáticos CP da Rotork apresenta um design compacto e eficiente, capaz de produzir altos torques de saída de até 4500 Nm, mesmo com baixas pressões. Os cilindros resistentes à corrosão são fabricados em aço carbono e niquelados sem eletrólitos.
O CP é adequado para uso em aplicações de nível de integridade de segurança 3 (SIL3), certificado conforme IP 66M/67M para proteção ambiental e à prova de explosão conforme a norma ATEX 2014/34/UE.
A linha GP de atuadores está disponível nas variantes de retorno por mola ou de ação dupla, produzindo torque de saída de até 600.000 Nm, sendo adequada para uso nos sistemas SIL2 e SIL3. A certificação para IP66M/67M e ATEX 2014/34/UE está incluída como padrão.
A Rotork é uma empresa dedicada à fabricação de atuadores para válvulas industriais e sistemas de válvulas de controlo de fluxo, redutores e acessórios de válvulas. Tem sede no Reino Unido e encontram-se sucursais suas por todo o mundo, incluindo no Brasil. A Rotork atua no país lado a lado com a Fluxo na distribuição de atuadores de válvulas, sistemas de telecomando de válvulas motorizadas, atuadores do tipo elétrico inteligente, eletro-hidráulico e Skilmatic. O suporte técnico é realizado no Brasil por técnicos e engenheiros da Fluxo, certificados pela fábrica da Rotork.