Brasil. A válvula solenoide para vapor possui algumas diferenças em relação a outras válvulas solenoides para uso geral. A diferença básica é o material de vedação utilizado na sua sede para fechamento e abertura do fluxo desse fluido: o Teflon – PTFE, que suporta pressões de até 180 °C. A segunda diferença é a bobina.
Uma válvula solenoide de vapor é usada para abrir e fechar o fluxo de vapor, de forma a alimentar um equipamento ou passar por uma serpentina ou ser injetado em um tanque, além de diversos outros processos. Ela pode ser normalmente fechada ou normalmente aberta.
O uso de uma válvula solenoide de uso geral em aplicações com vapor é desaconselhado. Isso porque a vedação pode romper em pouco tempo, causando, além do inconveniente de desmontar e substituir precocemente, o perigo de um dano operacional ou pessoal, a máquinas e pessoas.
É importante tomar cuidado com válvulas solenoide muito baratas, que geralmente apresentam pouca durabilidade. Se for necessário parar seu processo para substituir a mesma válvula 3 vezes, os custos serão muito maiores, como do técnico de manutenção, do processo parado, além do risco de acidente na substituição.