A agricultura e o inox

Desde o século XIX, a indústria de café tem sido fonte de receita e impulsionou a mecanização da agricultura brasileira a partir dos anos 1870. Na época, quase todos os implementos eram fabricados em madeira e ferro, porém, no final da década de 50, a agricultura de subsistência passa a agricultura de larga escala, quando o Brasil começa a montar tratores para o mercado agrícola.
No segmento agrícola, o aço inox tem uma participação recente, mas possui um grande potencial de aplicação.

Na indústria pecuária de corte ou de leite, nas granjas e produtoras de frango, distribuidores de sementes, fertilizantes e defensivos, carretas agrícolas e outros equipamentos para o cultivo de milho, trigo, soja, feijão e algodão, há inúmeras oportunidades de negócio relacionadas com a utilização de aço inox.

Por exemplo, os abatedouros de frangos dependem do conforto térmico dos pintinhos e o ambiente climatizado necessário, com exaustores e ventiladores, tudo em aço inox, permite cumprir as normas de bem-estar dos animais, biossegurança e sanitárias. O aço escolhido costuma ser um robusto martensítico, devido ao uso constante de ventoinhas, pela sua alta resistência ao desgaste.
Uma vez que os fertilizantes e defensivos agrícolas contêm sulfatos, cloretos e nitratos, é muito importante utilizar aço inox, nomeadamente nas partes que entram em contato direto com esses componentes químicos reduzindo a vida útil de pulverizadores e espalhadores. A alta resistência à corrosão, a pouca necessidade de manutenção e a facilidade de limpeza, proporcionam um melhor desempenho dos equipamentos.

Outro exemplo são os silos graneleiros para a armazenagem de grãos que exigem manutenção muito reduzida e podem armazenar produtos agrícolas com longa durabilidade. Também neste caso, o aço inoxidável prolonga a vida útil aos equipamentos para acompanhar essa durabilidade dos produtos. Os silos em inox são ainda mais leves e com elevada resistência estrutural com mínimas espessuras. Além dos silos, o material é ideal também para os tanques isotérmicos, tanques horizontais e verticais, tanques CIP e tanques pulmões.

Previous articleGEMÜ 4212 combi switchbox
Next articleRotork gearbox enables critical subsea valve operation